Notícia: Diminuição no Consumo de Álcool Faz Cerveja Sem Álcool Ganham Espaço no Mercado Mundial


Tendência nos últimos anos as cervejas sem álcool vem ganhando adeptos e investimento das grandes marcas e do mercado de cervejas especiais, nos últimos 5 anos a procura pelo assunto aumentou 80% globalmente e 60% no Brasil, no meio do ano de 2023 a busca por cervejas sem álcool bateram recordes no Mundo.

Não só procurada pelo motorista da rodada ou por grávidas, a cerveja sem álcool hoje é procurada por pessoas que querem diminuir o consumo de álcool, ou até mesmo por quem não consume álcool em nenhuma ocasião, uma tendência muito forte entre os jovens em boa parte do Mundo não só preocupados com a saúde mas com a necessidade de manter uma boa teputação e um bom desempenho nas atividades rotineiras, principalmente no trabalho aparecem em pesquisas feitas Mundo a fora.

Em comparação com as taxas de consumo de álcool observadas há 20 anos, a tendência atual é de queda na grande maioria dos locais. E essa diminuição percentual supera os 50% em países como Noruega, Suécia e Lituânia, e ultrapassa os 80% na Islândia.

Um levantamento realizado pela organização britânica Drinkaware mostrou que 26% dos jovens de 16 a 24 anos se consideram totalmente abstêmios.

Já uma pesquisa publicada em 2023 pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) mostrou que 46% dos jovens de 18 a 24 anos afirma não beber nunca e 20% declararam consumir produtos etílicos uma vez por mês ou menos.

A historiadora Deborah Toner, professora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, classifica a tendência como “sólida”.

“Trata-se de uma mudança geracional interessante e sólida. Os dados mostram claramente que as taxas de consumo de álcool estão em declínio entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 20 a 25 anos”, corrobora ela, que também é codiretora da Rede de Estudos sobre a Cultura da Bebida.

Segundo a professora, essa “cultura da sobriedade” está ligada a uma preocupação cada vez maior com um estilo de vida saudável, mas também com uma afirmação de identidades próprias — se antes todo mundo tinha que ir ao bar e beber para fazer parte de determinado grupo social, hoje as pessoas respeitariam mais as decisões daqueles que desejam se manter sóbrios.

“E isso também já provocou uma mudança na indústria de bebidas, em termos de disponibilizar opções sem álcool ou com baixo teor alcoólico. Há dez anos, era bem difícil encontrar vinhos, cervejas ou outras bebidas zero álcool em bares, pubs, restaurantes e supermercados. Mas esse mercado se expandiu enormemente nos últimos anos”, observa ela.

Qual a sua opinião sobre o mercado da cerveja sem álcool e sobre a tendência na diminuição do consumo de bebidas alcoólicas pelo Mundo?

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