Notícia: Crise Financeira Afeta Brouwerij 3 Fonteinen

Brouwerij 3 Fonteinen

Uma das cervejarias mais icônicas, referência em blends de Lambics no Mundo reduz suas operações e seu quadro de funcionários diante da crise que afeta o mercado mundial após problemas financeiros e as quedas nas vendas.

A cervejaria fundada em 1887, localizada em Beersel na Bélgica próximo a Bruxelas fez um comunicado pelas redes sociais no dia 11 de janeiro de 2024.

"É com profunda tristeza que anunciamos que estaremos nos despedindo de parte da nossa equipe.Em 2015 mudámo-nos para um novo edifício e crescemos o nosso salão de barris. Com este passo também fomos capazes de formar a ideia de construir um grupo próximo de colegas apaixonados. Esse também era o grande desejo do Armand. Aquela equipe limpa moldou ainda mais 3 Fonteinen com valores partilhados e trouxe-nos até onde estamos: um lugar onde o amor pela Lambic e a sua tradição, criatividade e muitos momentos felizes podem ser partilhados, e com um forte sentido de família.Os custos significativamente aumentados nos últimos anos e a atividade acentuadamente reduzida no mercado da cerveja estão a levar-nos para a realidade. A decisão mais impossível forçou-se.Vamos continuar a fazer o nossas Lambics e Gueuze como sempre fizemos. Mas menos. E para nosso maior arrependimento com menos pessoas.A ferida profunda vai tornar-se uma grande cicatriz. A admiração por todos e a estimação, que permanece para sempre. Werner e Michaë"

Não há muitos detalhes sobre os números mas a cervejaria planejava um investimento de 25 milhões de euros para expandir a sua produção.
Segundo notícias do Jornal Econômico belga De Tijd, a cervejaria contava com 19 funcionários e em 2019 teve uma queda de 50% nas vendas, o lucro operacional em 2022 diminuiu 70% em ralação a 2021 totalizando 221.643 euros, em 2023 a cervejaria registrou prejuízo.

Além da crise financeira Mundial que vem diminuindo o poder de compra das pessoas, o consumo consciente e até mesmo o não consumo de álcool é uma realidade em muitos Países e da geração mais nova, ou até mesmo a busca por outros tipos de bebidas alcoólicas que não seja cerveja.
A busca por novidades e lançamentos no mercado cervejeiro e a forte influência da Escola Americana no Mundo é realidade e pode estar colocando em risco muitas cervejarias referências e tradicionalistas, basta olhar nas prateleiras hoje em dia e tentar achar variedades e rótulos clássicos da Escola Belga, Alemã e Inglesa como haviam a anos atrás até mesmo em grandes redes de supermercados.

Fica a reflexão de como será o mercado cervejeiro daqui há uns anos? Diante de tantas cervejarias clássicas e referências em crise e fechando as portas pelo Mundo.

Postar um comentário

0 Comentários